terça-feira, 17 de setembro de 2013

Raquel de Souza – atriz, escritora e presidente da ONG ATELIFA – Associação de Teatro e Literatura Fábula


Raquel de Souza nasceu em Poços de Caldas, sul de Minas Gerais. Por sua grande paixão pela Literatura e pelas Artes cursou Letras (Universidade Federal de São Carlos – UFSCar). Na cidade de São Carlos começou seu trabalho como contadora de histórias para crianças, desenvolvendo suas habilidades aprendidas na graduação e nas aulas de teatro iniciadas na adolescência. Encantada pela literatura decidiu criar e escrever suas próprias histórias. Depois de se formar, passou uma temporada nos Estados Unidos. Ao retornar desse país, dedicou-se mais seriamente à escrita. No ano de 2009, publicou em uma antologia – “Mulheres em Prosa e Verso volume 4” (Edições Hoje, 2009), dois contos de sua autoria. No ano de 2010, tornou-se empreendedora cultural com o projeto Livro Presente (Lei de Municipal de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas) o qual publicou o seu romance “Livremente Mara” (Edições Alba, 2010). Apoiada por esse projeto, a autora doou cerca de 800 livros para alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos), do ProJovem e do Brasil Alfabetizado na cidade de Poços de Caldas. Através disso e dos saraus realizados durante as ações, ela conseguiu dar acesso à literatura e a pessoas que tinham pouco ou nenhum contato com essa expressão artística, desenvolvendo o interesse pela leitura.

Concluiu, em 2012, a pós-graduação em Psicopedagogia (PUC-Minas), cuja formação a capacitou ainda mais para desenvolver o interesse pela leitura nas crianças, jovens e adultos.

No mesmo ano, desenvolveu o projeto Ler e Contar (Lei de Municipal de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas). Por meio desse projeto, a escritora presenteou com seu livro infantil “A Ilha e a Menina” (Editora Sul Minas, 2012) para mais de 600 alunos de escolas públicas de Poços de Caldas. Nos eventos de lançamentos do livro feitos nas escolas, Raquel de Souza, promoveu, além da literatura, a arte teatral, ao oferecer ao alunos a apresentação de peça curta “Os Doces de Maneco e as Frutas de Lúcia” escrito pelo ator e diretor Marcelo Divino.

Também em 2012 realizou o seu sonho de integrar a um grupo de teatro e foi convidada a participar do Grupo Teatral Fábula, em Alfenas –MG. Estreou no grupo como atriz e figurinista na peça infantil “Pluft, o Fantasminha” de Maria Clara Machado, sendo o espetáculo prestigiado por um grande público no Teatro Municipal de Alfenas, em todas as apresentações.  Também participou da peça "Cô Zé nem o Diabo Pode" e da curta "Casamento às avessas". Ao final dos espetáculos, para valorizar a o gosto pela leitura, Raquel de Souza  sorteava para a plateia os seus livros “Livremente Mara” e "A Ilha e a Menina, unindo sempre a literatura e o teatro. Permaneceu no grupo até 2014, quando precisou residir em outra localidade.

Foi presidente da ONG “Associação de Teatro e Literatura Fábula” (ATELIFA) promovendo a arte teatral e a literatura pelo sul de Minas e outras localidades até 2014. 

Atualmente reside em Poços de Caldas e dedica-se a escrever mais um romance, que está previsto para ser lançado em 2016. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário